Psicologia Clínica – O que é?

A Psicologia Clínica ajuda as pessoas a compreenderem-se melhor. Está à escuta do sofrimento que interfere no dia a dia, dando um sentido às angústias das pessoas e compreendendo as suas emoções. Ajuda-as a perceber quais as melhores escolhas para alcançarem uma vida mais feliz e equilibrada.  Promove, também, o desenvolvimento de competências para lidar com as frustrações e o autoconhecimento, através do estabelecimento de uma relação empática num espaço que transmite segurança e é favorável à partilha.

O psicólogo clínico poderá também ser crucial em períodos de pequenas ou grandes mudanças na vida das pessoas, para ajudar à adaptação a uma nova fase, de forma emocionalmente estável. Um acompanhamento psicológico regular pode ajudar a manter o equilíbrio emocional, psíquico, social e escolar, por proporcionar a segurança necessária para a reflexão e crescimento, melhorando a forma como a pessoa se relaciona consigo, com os outros e com o mundo.

O modelo de orientação e de intervenção é, pois, o modelo psicodinâmico. Este modelo pretende compreender a “linguagem do inconsciente” e que é transmitida nas entrelinhas da comunicação, nos sonhos, desenhos e em muitas outras coisas. Os métodos projetivos são um recurso precioso para guiar a pessoa na sua autodescoberta.

Como se desenrola a Psicologia Clínica na prática?

A Primeira Sessão consiste na realização de uma entrevista exclusivamente com os pais ou cuidadores de forma a explorar do motivo que os levou a procurar ajuda. Serve para recolher informação pertinente sobre o seu estado atual, onde são abordadas as principais preocupações em relação à criança ou jovem e é feita uma recolha da sua história clínica. Se for um adulto, são escutadas diretamente as suas preocupações e é, igualmente, elaborada a sua anamnese nesta fase inicial.

Seguidamente, são realizadas Sessões de Observação e Avaliação do funcionamento mental – nível cognitivo e emocional – com recurso a instrumentos de avaliação psicológica, de modo a compreender as causas subjacentes ao problema apresentado. Esta fase apresenta uma duração de 3 a 4 sessões.

Após a conclusão da avaliação é, finalmente, realizada uma Sessão de Esclarecimento apenas com os pais ou cuidadores, onde são transmitidas as minhas observações e os resultados apurados durante o processo de avaliação juntamente com o meu parecer sobre a intervenção adequada para cada caso e a definição do plano terapêutico. É entregue o Relatório Clínico com as informações prestadas na sessão.

Inicia-se, então, se recomendado, o Processo Terapêutico com sessões de acompanhamento psicológico quer seja da criança, adolescente ou adulto. A periodicidade poderá ser semanal ou quinzenal consoante a necessidade.

Por fim, a Conclusão do processo psicoterapêutico acontece quando a pessoa já consolidou os recursos e competências internas que adquiriu ao longo da terapia para, no futuro, conseguir enfrentar e gerir de forma autónoma as adversidades e dificuldades que possam surgir. A durabilidade de todo o processo é, deste modo, variável de caso para caso, sendo que respeita sempre a decisão de cada pessoa.

As consultas de Psicologia Clínica apresentam uma duração de cerca de 50 minutos por sessão. Pode agendar a marcação da sua consulta aqui ou através dos contactos disponíveis.