Psicologia Infantil e Juvenil

Clínica da criança

O acompanhamento psicológico com crianças decorre num ambiente empático e confortável onde brinco, desenho ou converso com a criança, promovendo a sua livre expressão verbal e não-verbal.

Como as crianças geralmente não falam diretamente sobre os seus sentimentos e conflitos internos, recorro à tal abordagem dinâmica e a vários recursos expressivos e projetivos para compreender melhor o seu mundo interno. Pretendo, então, compreender e trabalhar as angústias de cada criança ao interpretar e dar significado ao que a criança sente e expressa, muitas vezes sem saber. Ajudo os pais, explicando e dando estratégias para que apoiem os seus filhos, seja em questões escolares ou emocionais.

Clínica do Adolescente

A adolescência é designada como o período de transformação. Nesta etapa de desenvolvimento intenso, os adolescentes confrontam-se com um conjunto novo de sensações e experiências devido às grandes mudanças sentidas a nível físico, cognitivo, emocional, social e cultural.    

A adolescência é uma etapa repleta de desafios e fulcral no processo de consolidação da identidade pessoal (na construção da sua independência e individualidade), da identidade psicossocial (onde o grupo de pares assume maior importância) e de identidade sexual, iniciando-se um processo de diferenciação.

De forma a conter os receios, preocupações, dúvidas e hesitações do jovem adolescente é essencial o acompanhamento psicológico num espaço individualizado e seguro para a partilha da sua intimidade e do seu mundo interno e, para que possa refletir de modo a crescer e construir a sua identidade de forma estável e equilibrada. O acompanhamento psicológico ajuda a refletir e a fazer boas escolhas de modo a não comprometer o presente nem o futuro próximo quando tiver de abraçar as exigências da vida adulta. Atualmente, já são muitos os adolescentes que têm a iniciativa de pedir consulta de psicologia!

Na adolescência pode existir a necessidade de ponderar e decidir acerca do futuro académico e profissional. Para muitos jovens, esta decisão não é nada óbvia nem fácil porque desconhecem o seu perfil e as ofertas de cursos.  São muitas as preocupações dos adolescentes e dos seus pais. Nestes casos, a Orientação Vocacional é uma opção muito sensata e útil que evita grandes angústias e esclarece incertezas.

Se, por outro lado, a sua preocupação prende-se com os hábitos de estudo é possível a realização de uma prova específica, opcional e independente de outras provas de avaliação, que indica um perfil pormenorizado do aluno, referindo os seus potenciais em contexto escolar, bem como, os aspetos onde tem mais dificuldade. Como acrescento a este perfil, são direcionadas e divulgadas, num relatório, estratégias para o aluno e para os pais com as sugestões específicas para cada caso. Este relatório fornece indicações de como o aluno pode melhorar nas componentes onde tem mais dificuldade e qual poderá ser o papel dos pais na intervenção com os filhos.